Em tom eleitoral, Lula pede que eleitores não votem em “raposa” e ironiza Bolsonaro

“Muitas vezes as mulheres não fazem as denúncias porque elas têm medo, medo que a vingança seja maior. [Dizem] ‘ah, [ele] vai colocar tornozeleira, o cara não pode se aproximar’, mas quem está dentro de casa sozinha é a mulher e o safado aparece. E quando aparece, aparece mais nervoso. Se até um presidente da República que tentou dar um golpe neste país tentou tirar tornozeleira, imagina [os agressores]”, disse o presidente.

Em tom eleitoral, Lula discursou durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. Ele disse estar “estarrecido” com o grande número de feminicídios no país e afirmou que o combate a esse crime “será sua luta”.

O chefe do Executivo destacou que pretende convocar uma reunião com os Poderes da República para discutir o tema. “É importante envolver o Congresso Nacional, a Suprema Corte, Superior Tribunal de Justiça, tribunais de justiça dos estados, os sindicalistas, os evangélicos”, enfatizou.

Em seguida, ele afirmou que esse encontro pode ser “difícil pelo final do ano”. “Estou assumindo a responsabilidade como presidente da República de criar uma situação de fato para ver se a gente consegue uma reversão dessa situação”, disse.

O presidente afirmou ainda que o combate à violência contra mulheres cabe aos homens. “Combater o feminino e a violência é uma tarefa das mulheres? Me perdoem meus queridos companheiros homens, é uma responsabilidade nossa. Porque é muito raro ou quase nunca a gente vê notícia de mulher que bate no marido. A verdade nua e crua que a violência só tem um lado e esse lado é masculino”, ressaltou.

Durante o discurso, Lula fez um apelo à população para que não vote em “negacionistas” e “tranqueiras” nas eleições de 2026. Ele ressaltou que não governa para a elite, mas para “o povo brasileiro”. A declaração ocorre após Bolsonaro apoiar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para presidente em 2026.

“Todos sabemos o que foi a destruição gerada pelo negacionismo, isso é muito importante… Depende da qualidade dos deputados e das deputadas que vocês elegerem, depende da qualidade dos senadores, dos governadores e do presidente da República que vocês elegerem, se a gente vai melhorar ou se a gente vai piorar”, destacou.

O mandatário fez uma analogia com a “raposa” dentro do “galinheiro”. “Cada um de vocês sabe que nunca deu certo colocar raposa para tomar conta de um galinheiro. Ao colocar a raposa dentro do galinheiro, o resultado será que ela vai comer todas as galinhas que tiver no galinheiro. Nunca mais os negacionistas, essas tranqueiras que governaram esse país, vão voltar a governar esse país”, disse.

Fonte: Gazeta do Povo

Share This Article