A avaliação do governo Lula caminha no mesmo sentido: 48,9% consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 46,5% consideram a gestão ótima ou boa e 4,6% avaliam como regular.
O instituto também questionou sobre o projeto de lei da dosimetria, aprovado no Senado. O projeto pode reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Mais da metade dos entrevistados (63,3%) são contra o PL da dosimetria, enquanto 34% se manifestam a favor da proposta e 3,3% não sabem.
Após a aprovação no Senado, o líder do governo na Casa, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que Lula vetará integralmente a proposta. Já o seu homólogo na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) adiantou que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida.
Além da inconstitucionalidade do conteúdo, os petistas reclamam da forma como o trâmite ocorreu: o senador Sergio Moro (União-PR) apresentou uma emenda para restringir o escopo da proposta aos envolvidos no 8 de janeiro. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porém, considerou que a modificação era apenas explicativa, ou seja, que não mudava a essência do texto, e decidiu não devolver o PL à Câmara para nova rodada de análise. O governo pretende usar desta manobra para judicializar o tema, via mandado de segurança.
A Pesquisa foi realizada pela internet, entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2025 e ouviu 18.154 pessoas. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: Gazeta do Povo


