Confira os números da pesquisa para presidente do 100% Cidades/Futura

Em cinco dos seis cenários estimulados para primeiro turno, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados, levando-se em conta uma margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. No sexto cenário, há vantagem para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP); Ratinho Junior (PSD-PR); Romeu Zema (Novo-MG); Ronaldo Caiado (União Brasil-GO); e Eduardo Leite (PSD-RS), não ultrapassam a casa dos 15% em nenhum dos cenários.

Em um eventual segundo turno, Lula perde para Flávio Bolsonaro e Tarcísio. O presidente empata tecnicamente com Ratinho Junior, Caiado e vence apenas Zema e Leite. Por sua vez, Flávio Bolsonaro vence Ratinho Junior, Zema e Leite, e empata tecnicamente com Tarcísio.

Considerando o primeiro turno, foi feita uma pergunta para resposta espontânea (quando os nomes não são apresentados previamente para escolha do eleitor) e seis cenários estimulados (quando são mostrados os nomes, entre os quais o entrevistado deve escolher).

* O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 após condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O 100% Cidades simulou 11 cenários de segundo turno. Foi apresentado um cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro, outros cinco cenários com a presença de Lula e mais cinco cenários com a presença de Flávio Bolsonaro.

O 100% Cidades perguntou sobre em quem os eleitores não votariam para presidente. A pesquisa fez a pergunta para resposta espontânea, com possibilidade de múltipla alternativa, e depois de forma estimulada, com o teste de oito nomes, individualmente.

Metodologia: 2.000 entrevistados pelo instituto 100% Cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2026. A pesquisa para presidente da República foi contratada pelo Futura Pesquisas e Assessorias Ltda. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-08233/2026.

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Fonte: Gazeta do Povo


Share This Article
Sair da versão mobile