Política em foco: STF blinda ministros, e conduta de juízes vira alvo de críticas

Uma decisão do ministro Gilmar Mendes tornou mais difícil o processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, que já é alvo de análises sobre suas contradições, estabelece newos parâmetros para a abertura de processos contra os membros da corte.

Paralelamente, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) defendeu maior contenção por parte dos juízes. Ele afirmou que um “juiz falante” perde parte de sua legitimidade, criticando a superexposição de magistrados.

Outro fato noticiado envolve o ministro Toffoli. Segundo reportagem, ele teria viajado em um jato particular com um advogado que atua no caso do Banco Master.

Flávio Bolsonaro lançou sua candidatura, gerando especulações no cenário político. Ele afirmou que existe um “preço” para que desista da disputa, sem dar mais detalhes sobre a condição. Em suas declarações, ele se posicionou como um “Bolsonaro mais centrado”. A movimentação é vista como um passo inicial nas articulações para as próximas eleições.

Um projeto de lei apelidado de “PL Luciano Hang” pode ser aprovado ainda neste ano na Câmara. O texto autoriza que lojistas possam expor imagens de pessoas que cometeram furtos em seus estabelecimentos. A previsão foi feita pelo relator da matéria, Sanderson.

Apoiadores de Bolsonaro se reuniram para um ato na Avenida Paulista, em São Paulo. A principal pauta da manifestação foi o pedido de anistia. O evento concentrou manifestantes em uma das principais vias da capital paulista.

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

Fonte: Gazeta do Povo

Share This Article